domingo, 29 de julho de 2012

Video para quem sempre quiz saber


E O PALHAÇO O QUE É?

Recordar a infância pode ser recordar coisas que nos fizeram delirar, sonhar, acreditar; quase impossível também lembrar a infância e não referenciar a imagem do circo. A lona, as cores, o cheiro de pipoca. No grande e majestoso circo, ou no pequeno e igualmente maravilhoso podia ver os malabaristas que faziam dançar no ar montes de bolinhas, claves, aros ou qualquer coisa que pudessem usar.  E o que falar dos corajosos domadores, os destemidos trapezistas, elásticos contorcionistas,  a agilidade dos acrobatas, o equilíbrio dos equilibristas e os incríveis artistas do globo da morte. Todos inacreditáveis, de forma que se podia até duvidar se realmente eram humanos. Todavia, era outro personagem que ficava em nossa memória quando o circo ia embora. A figura estranha e errônea que mal conseguia jogar três bolinhas com suas acrobacias mal sucedidas, balde de água e tortas na cara nos provocando uma explosão de risos: o palhaço.
Apesar das quedas e erros no picadeiro os palhaços geralmente são habilitados em diversas artes e muitos são grandes acrobatas, músicos, malabaristas, bailarinos. De cara pintada, nariz vermelho e roupa engraçada, o palhaço nos arrancava boas gargalhadas. Aquela figura ganhava um lugar de destaque em nossas memórias e coração.
O palhaço, observado no contexto do circo brasileiro, tem sua tradição do humor apoiado na música das festas populares, tendo a chula como a música típica dos palhaços.

Solo: E hoje tem espetáculo?
Coro: Tem sim sinhô?
Solo: E hoje tem marmelada?
Coro: Tem sim sinhô?
Solo: E o palhaço o que é?
Cantiga tradicional da cultura brasileira, s/d.

Pegando carona neste verso que faz parte da cultura popular brasileira, podemos ressaltar a seguinte pergunta: E o palhaço o que é?
Durante os anos de faculdade muitos colegas e amigos demostraram uma enorme curiosidade sobre o universo do palhaço, e muitas vezes traziam ideias equivocadas dessa arte. Juntando essas duvidas com os questionamentos de muitos arte educadores, sobre a falta de material em sala de aula, é que com a ajuda de amigos pude realizar esta pequena produçao audiovisual  intitulada "Palhaço: coragem de bebado, ingenuidade de criança e funçao de artista". Náo só para responder a questioes sobre a arte da palhaçaria ( especificamente em Campo Grande), mas também para mostrar aos educadores que, com amigos e força de vontade se pode construir seu proprio material, ao inves de se deixar calejar. 

Aqui um pequeno teaser do video:


Para ver o video inteiro basta entrar no link abaixo:
(logo teremos subtitudalos em português e espanhol)






Nenhum comentário:

Postar um comentário