domingo, 10 de janeiro de 2010

Ivinhema aqui vamos nós!!!










Pelo terceiro ano a Fundação Nelito Câmara realizará seu festival de verão. Esse projeto foi iniciado no verão 2007-2008 com a missão de promover uma agenda cultural durante as férias escolares. Em suas duas primeiras edições, o festival foi sucesso de público, atraindo pessoas de todas as faixas etárias para consumir arte e conhecimento. O festival está focado na diversidade das manifestações culturais e abrange as variadas formas de expressão com artes plásticas, música, teatro, cinema, dança, literatura, além das oficinas teóricas, que abrangem a filosofia, geopolítica e história da arte. Em 2008-2009 o festival ganhou um tema para orientar as discussões e organizar o pensamento, era o Paraguay Contemporáneo e vários artistas do país vizinho mostraram seu trabalho em Ivinhema. Na próxima edição, o evento homenageará o grande poeta sul-mato-grossense Manoel de Barros, com o tema Matéria-prima: Manoel de Barros e reunirá entre os dias 08 e 23 de janeiro de 2010 os trabalhos que tiveram como ponto inicial sua obra.


Durante a semana haverá filmes, peças de teatro, concertos musicais,oficinas, cursos e palestras. Todos eventos, de alguma maneira remetem à obra de Manoel de Barros. O curso de Filosofia, por exemplo, neste ano ministrado por Rodrigo Inácio Ribeiro Sá Menezes, da PUC SP, tratará das visões da Natureza nas várias correntes teóricas.


Entre as atrações de outros estados estará o grupo Chão de São Paulo com a peça Ruas de Barros, o grupo Os Viralata de Cuiabá, com o espetáculo Os Viralata cantam Manoel de Barros. De Cuiabá também vem Cia de Arte Negus, com a peça Mímesis e de Campo Grande a Arte Riso Cia de Animação com dois espetáculos: De médico e lobo todo mundo tem um pouco e Manual de Barros, Desnudos Del Nombre com o espetaculo: QUEM DESMAFAGAFAR BOM MAROMBATEIRO SERÁ. De Dourados vem o TUDM Teatro Universitário de Dourados.A música terá o Chalana de Prata, a Orquestra Revoada Pantaneira, a banda Haiwana e o cantor gaúcho Felipe Catto, que vem fazendo muito sucesso principalmente na Internet. Os filmes sobre o poeta serão Caramujo-flor, de Joel Pizzini (1988), Wenceslau e a àrvore do gramofone, de Adalberto Muller (2008) e Só dez por cento é verdade, de Pedro Cézar (2008). O jornalista Marco Antonio de Rezende ministrará palestra sobre a boa escrita e a organizadora do FLIP, Alice Penna, frá uma mesa surpresa sobre o poeta.
Todas as atrações são gratuitas e acontecem na sede da Fundação Nelito Câmara, rua André Molina, 264, Ivinhema-MS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário